Livro sobre Bree já vendeu 1 milhão

Garota aparece à margem em livro e no novo filme da saga ‘Crepúsculo’.
Livro, que Stephenie Meyer nem pensava lançar, já é best-seller mundial.

Até pouco tempo, se você perguntasse a um fã dos romances da série “Crepúsculo” quem é Bree Tanner o mais provável é que recebesse uma cara de interrogação como resposta.

Presente de forma secundária, quase escondida, em algumas páginas do livro “Eclipse” – e em poucos minutos do filme que chega aos cinemas nesta quarta (30) -, a personagem se transformou no centro das atenções do mercado literário desde o lançamento de “A breve segunda vida de Bree Tanner”, mais novo fenômeno editorial da autora Stephenie Meyer.

Em menos de um mês, o livro paralelo aos eventos narrados na saga “Crepúsculo” já vendeu 1 milhão de cópias só nos Estados Unidos. No Brasil, onde sai pela editora Instrínseca, a nova obra de Stephenie Meyer já lidera a lista de livros mais vendidos nas principais livrarias online. E assim segue, sempre no topo, em nações como Alemanha, Austrália, Canadá, Portugal e Espanha.

Mas, afinal, quem é Bree Tanner? A resposta surge logo nas primeiras das 192 páginas do novo livro (mais enxuto do que os episódios da saga, calhamaços que chegam a ter mais de 500 páginas).

A garota é uma “recém-criada” (termo usado por vampiros para designar aqueles que acabam de ser transformados em imortais) e, nessa condição, pouco sabe a respeito de suas limitações e necessidades vitais.

Soldado do exército de Victória
“A breve segunda vida de Bree Tanner” tem a ação transcorrida em paralelo à trama de “Eclipse”.

Nela, Bree – narradora de sua própria história – se junta a um exército cooptado em Seattle pelo vampiro Riley, a mando da também vampira Victória, para voltar à cidade de Forks e vingar a morte de James, assassinado pelo clã dos Cullen no primeiro episódio da saga.

Adolescente e “criada” há pouco mais de três meses, a garota não tem noção do mundo para o qual entra após ser vampirizada.

Leia trecho de “A segunda vida de Bree Tanner”

Sozinha, acaba encontrando em outro novato, Diego, companhia para sobreviver entre as criaturas da noite e aprender a matar para saciar a sede de sangue humano. Aos poucos, a jovem vai sendo convencida por Riley de que corre o risco de ser exterminada caso não lute contra os Cullen. E é treinada para matar.

No embate final, já em Forks e com Victória decapitada por Edward Cullen em defesa da vida de Bella Swan, Bree se rende e tem sua guarda tomada pelos Cullen. Mas outro clã vampiresco, os influentes Volturi, é que darão o veredito sobre sua vida…

Do fundo da gaveta
Em seu site oficial, a escritora Stephenie Meyer revela que, inicialmente, não tinha a intenção de lançar a história de Bree Tanner como um livro à parte.

“Na verdade, é mais um conto do que um romance”, explica. “Enquanto editava ‘Eclipse’ pensava muito a respeito dos ‘recém-criados’, imaginando sua visão da história e uma coisa ligou à outra. Comecei a escrever através da perspectiva de Bree e de como era ser um novo vampiro.”

Stephenie, que desenvolveu a saga que a tornou milionária e uma das autoras mais importantes da literatura pop a partir de um sonho, mostrou o manuscrito ao diretor de “Eclipse” David Slade e concluiu que lançar o livro às vésperas da chegada do novo filme serviria como um complemento aos fãs da saga, que veriam Bree nos cinemas.

A seus leitores, aliás, a escritora dedica devoção semelhante a que recebe: o livro é oferecido até o próximo dia 5 de julho para ser lido por inteiro e de graça em um link de seu site.

E para reforçar a aura politicamente correta da saga de vampiros românticos que renunciam ao sangue humano anuncia que doará um dólar de cada livro comprado nos EUA a associações que assistenciam locais atingidos por tragédias, como o Haiti.

A julgar pela performance do primeiro mês de venda, as nações pobres tem muito a se beneficiar com a aventura da ‘recém-criada’ Bree.

Anúncios

~ por thicapri em junho 30, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: